Nós também estamos no "Rioeduca.net"


Professora Miriam e o 6º Ano Experimental na E. M. Paulo Renato

Tags: 9ªcre, 6ºanoexperimental.


Na 9ª Coordenadoria Regional de Educação, temos vinte turmas de 6º ano experimental e em reunião promovida pela Gerência de Educação, conheci a professora Miriam da E. M. Paulo Renato.



Professora Miriam Viana


Fui convidada pela professora Paula da GED, que acompanha as turmas de 6º ano experimental da 9ª CRE, para participar da reunião mensal que esta gerência tem com as coordenadoras e professoras regentes dos 6º anos.  Ela me pediu que apresentasse aPlataforma de Aulas Digitais Educopédia e as possíveis adequações do uso das aulas offline. Nesta ocasião, tive o prazer de conhecer a professora Miriam, que ao final da reunião veio conversar comigo e mostrou grande interesse em aprender a preparar o material das aulas para uso offline, já que sua escola, que foi recentemente inaugurada, ainda não conta com conexão de Banda Larga.



Fachada da E. M. Paulo Renato


Visitei a escola no dia 2 de abril para dar continuidade nas orientações sobre o uso da Educopédia offline e encontrei um ambiente muito bonito e com um astral maravilhoso. Fui carinhosamente recebida pela diretora Regina Célia Gabriel Gonçalves e pelacoordenadora Cristiane Avillez Nogueira e em seguida fui à sala da professora Miriam Viana conhecer seus alunos.



Coordenadora Cristiane (esquerda), Profª Miriam (centro) e Diretora Regina Célia ( direita)


Em conversa com a professora Miriam, resolvemos fazer uma entrevista para ser apresentada aqui neste espaço de trocas que falasse um pouco de sua experiência na SME e com a turma do 6º ano experimental.




Segue a fala da professora:

"Cheguei à SME no ano passado, mais precisamente em junho e  recebi uma turma de 4º ano, que no início foi bem difícil, devido à falta de costume com o sistema, com o público- alvo, com a metodologia e com o próprio grupo de trabalho, tendo em vista que sempre trabalhei em rede privada, num regime completamente diferente.

Penso que nosso maior desafio na Rede Municipal é envolver os pais no nosso trabalho, motivar os alunos, fazer com que eles tenham vontade de estudar, querer vencer na vida, atingirem metas, buscarem uma profissão.

Sempre quis ser professora. Desde pequena já brincava com minhas bonecas, fazendo delas meus alunos.

Depois que cresci, continuei a buscar meu objetivo, pois não me vejo fazendo outra coisa senão ensinar, proporcionar às pessoas a oportunidade de aprender e de mudar seu futuro.

Como disse, trabalhei durante 4 anos numa creche e 16 anos em escola particular. Foi um tempo bom de muito aprendizado.

Acho que nossa principal meta, enquanto educadores, é envolver os alunos de forma que eles se sintam atraídos pela escola. Eles precisam desejar estar lá o tempo que for necessário, seja estudando, ajudando no trabalho com outras crianças, desenvolvendo atividades recreativas, esportivas, dança, artes e etc.

Em nossa escola, nosso maior desafio é atrair os pais, é envolvê-los nas tarefas dos seus filhos, é trazê-los mais para perto. É “convencer” os alunos de que é possível sonhar, mudar a atual realidade estudando.




Quanto à Educopédia, tem sido bem legal, embora ainda não esteja usando em sala, tenho incentivado a fazerem uso dela em casa ou na LanHouse. De acordo com o conteúdo ensinado, oriento como eles tem que fazer e no dia seguinte  discutimos o que eles acharam, o que aprenderam, se gostaram e etc. Quem não faz a pesquisa acaba ficando curioso pra saber como é. Há um grupo que já está fazendo uso dessa ferramenta constantemente, isso tem me deixado bem animada. 

Tenho participado dos encontros de capacitação, trocado informações com as colegas das outras turmas de 6º ano, tanto minha coordenadora quanto minha diretora têm me ajudado bastante neste início de trabalho. Faço pesquisa na Internet, busco sites, sugestões de aula e a própria Educopédia como fonte de pesquisa e enriquecimento do meu trabalho.




Nosso cotidiano tem sido bem rico. Fazemos leituras constantemente. Minha turma, particularmente, gosta muito de trabalho de desenhos, de artes; tenho tentado explorar o máximo dessa criatividade para outras áreas, também gostam de teatro e dança (comportamento peculiar da idade).

Minha única ressalva é a falta dos professores de música e Inglês. A turma 1602 (tarde) neste bimestre, ainda  não teve aulas destas disciplinas.

Quanto à mentalidade e estrutura da SME, estou conhecendo agora. Não sei como funcionava antes, portanto não tenho argumentos neste sentido, mas penso que temos que estar abertos às mudanças, se o objetivo for para melhorar, e não mudar só por mudar ou pra fazer diferent. Nossos alunos devem sempre ser o principal alvo, mudar para eles e por eles."

Miriam Viana


Gostaria de deixar registrado aqui a grande admiração que tenho por esta equipe da E. M. Paulo Renato, principalmente por estar, de certa forma, acompanhando o empenho desta equipe para que o trabalho seja realizado da melhor forma possível. Parabéns a todos vocês e contem conosco para o que precisarem.