Fotos dos amigos


O dia mais belo? Hoje. A coisa mais fácil? Errar. O maior obstáculo? O medo. O maior erro? O abandono. A distração mais bela o trabalho. A pior derrota? O desânimo. Os melhores professores? As crianças. A primeira necessidade? Comunicar-se. O pior sentimento? O rancor. O mais belo presente? O perdão. A sensação mais agradável? Paz interior. A força mais poderosa do mundo? A fé. A mais bela de todas as coisas? O amor.




É o raio de sol quando tudo é tempestade. Você sempre está lá quando eu chamo e se mostra feliz por poder ajudar. E toda vez que eu precisar "não há problema", você me dirá. Por isso, eu quero que você procure por mim quando precisar. E espero que eu seja o que você tem sido para mim, porque esse é o sentido da palavra "amizade". Confiança, carinho e compreensão sem fim. Agradeço a você por sua amizade tão especial, e por me fazer sentir que sou alguém com quem você se importa!

Durante toda minha vida, muitas pessoas passaram por mim, dia após dia. Mas somente algumas dessas pessoas, ficarão para sempre em minha memória. Essas pessoas são ditas amigas, e as levarei para sempre em meu coração, às vezes pelo simples fato de terem cruzado meu caminho, às vezes pelo simples fato de terem dito uma única palavra de conforto quando eu precisei. Às vezes por ter me dado um minuto de sua atenção, e me ouvido falar de minhas angústias, medos, vitórias, derrotas... Às vezes por terem confiado em mim, e me contado também seus problemas, angústias, vitórias, derrotas... Isso é ser amigo: é ouvir, é confiar, é amar. E amigos de verdade, ficam para sempre em nossos corações, assim como as pegadas na alma, que são indestrutíveis. À você meu amigo: você é muito especial e importante para mim. Eu te adoro muito. Sua amizade para mim tem um valor enorme, e nada que eu possa dizer à você, pode ser tão especial ou mais significativo do que sua amizade para mim.



O importante não foi o dia que te conheci, mas o dia que aprendi a compartilhar com você minhas alegrias e tristezas. Quando descobri que nascia em mim o sentimento da amizade. Pude perceber que nascia entre nós um sonho de uma bela amizade. A palavra é complicada, mas quem sabe seu significado é só quem tem a capacidade de poder apreciar seus defeitos e qualidades. A amizade quando verdadeira é um sentimento eterno que não tem fim. A minha amizade por você é tão especial que não saberei explicar em meras palavras. Sempre sinto vontade de dizer o quanto é importante contar com amigos como você. Hoje você já faz parte da minha vida, agradeço a Deus por ter te encontrado e descoberto com você a verdadeira amizade. Só te digo uma coisa, que minha amizade teve: Um início, meio e nunca terá fim.




Deus, na sabedoria, criou o amigo. alguém em que se possa confiar, um amigo fiel que nos compreenda, e nos estenda sempre a mão para ajudar. Ele sentiu que precisaríamos de alguém, que nos confortasse quando estivéssemos tristes, cuja especial ternura e sorriso feliz, nos fizesse sentir que vale a pena viver. Alguém com quem dar um passeio, compartilhar um livro ou um segredo. Bater-papo ao telefone, mas que também, perceba nossa necessidade de estar algum momento a sós. Em resumo, Deus criou o amigo para ser alguém que sempre nos alegramos em rever. Existem poucas coisas que Deus possa nos dar que signifiquem tanto como um bom amigo




No dia do amigo, Acordei cedo e saí de casa apressada, Com o peso de uma pasta pesada, E com uma bolsa pendurada no braço direito e segura pela mão. Segui em direção à minha vida, Ao meu trabalho, Ao que me dedico, E sei que cada coisa que fazemos com carinho, Vale por si só, dentro do nosso coração. Cheguei tarde e cansada, Os passos mais lentos do que na saída, E o sono e o cansaço que me sobreviam, Não foram capazes de me fazer descansar, Não antes de escrever pra você. Que é meu amigo de longa data, Ou que me conheceu faz pouco tempo, Que participa da minha vida ativamente, Ou está ligado à mim, apenas pelo coração. Amigo não se classifica, Amigo não se descarta, E cada um que chega, A seu jeito, do seu modo, Eu recebo com o mesmo sentimento de sempre, Admiração e gratidão. Grata por Deus ter posto em meu caminho, Pessoas que sempre me elevam a alma, Sejam meu amigos de infância, Ou os que conheci agora já adulta. Aqueles que me ensinaram tantas coisas, Foram meus professores, conselheiros, E também meus queridos alunos que me estimulam, Quando retribuem minha dedicação ao ensino com seus sorrisos E me encantam com seu carinho. Aos amigos da vida "orkútica", Que crescem a cada momento, Nas mensagens básicas do cada à dia, Sempre percebo algo de belo e com encantamento. Aos amigos que pensam igual, E a todos os que pensam diferente, Ser amigo é dar liberdade à mente, E deixar a mente livre pra ser amiga também. Meus pais, amigos que a vida me deu de presente, Irmãos que me apesar de tudo me compreendem, Amigo, seja de onde for, E de que modo chegou na minha vida, Só posso lhe dizer: SEJA BEM VINDO



Há pessoas cometas e há pessoas estrelas. Os cometas passam, apenas são lembrados pela data que retornam e depois desaparecem. As estrelas permanecem. Importante é ser estrelas, permanecer, ser calor, ser vida. Amigo é estrela Os anos podem passar mas as marcas ficam no coração, assim são os amigos na vida da gente, pode se contar com eles. São coragem nos momentos difíceis, são luz nos momentos de desanimo. Ser estrela nesse mundo de cometas é um desafio, mas acima de tudo é uma recompensa. É nascer e ter vivido e não apenas "EXISTIDO" 









Estou enviando uma plantinha para você. Essa plantinha é chamada de AMIZADE! Você deve regá-la dia após dia, com palavras de Carinho e Sinceridade adubá-la com Respeito e Dedicação e deixar que o sol do amanhecer ilumine e aqueça suas raízes para que ela possa crescer sempre forte e bonita! Essa plantinha, quando nova aparenta pouca importância, ou até mesmo sem vida. Mas quando começa a crescer você percebe como suas flores são lindas e suas raízes, fortes e profundas... Por isso trate essa plantinha da amizade com muito Amor e Carinho não deixando jamais de adubá-la e regá-la. POIS SE ISSO NÃO ACONTECER... Ela poderá morrer, sem ao menos te dar a chance de mostrar a essência mais linda que essa planta possui... A ESSÊNCIA DA VERDADEIRA AMIZADE!



A amizade consegue ser tão complexa... Deixa uns desanimados, outros bem felizes... É a alimentação dos fracos É o reino dos fortes Faz-nos cometer erros Os fracos deixam se ir abaixo Os fortes erguem sempre a cabeça os assim assim assumem-os Sem pensar conquistamos O mundo geral e construimos o nosso pequeno lugar deixando brilhar cada estrelinha Estrelinhas... Doces, sensiveis, frias, ternurentas... Mas sempre presentes em qualquer parte Os donos da Amizade...

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante. A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim. Para isso, só sendo louco. Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças. Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos. Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois os vendo loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril.

 


Tenho amigos que não sabem o quanto são meus amigos. Não percebemos amor que lhes devoto e a absoluta necessidade que tenho deles. A amizade é um sentimento mais nobre do que o amor, eis que permite que o objeto dela se divida em outros afetos, enquanto o amor tem intrínseco o ciúme, que não admite a rivalidade. E eu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! Até mesmo aqueles que não percebem o quanto são meus amigos e o quanto minha vida depende de suas existências. A alguns deles não procuro, basta-me saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida. Mas, porque não os procuro com assiduidade, não posso lhes dizer o quanto gosto deles. Eles não iriam acreditar. Muitos deles estão lendo esta crônica e não sabem que estão incluídos na sagrada relação  de meus amigos. Mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não declare e não os procure. E às vezes, quando os procuro, noto que eles não tem noção de como me são necessários, de como são indispensáveis ao meu equilíbrio vital, porque eles fazem parte do mundo que eu, trêmulamente, construí e se  tornaram alicerces do meu encanto pela vida. Se um deles morrer, eu ficarei torto para um lado. se todos eles morrerem, eu desabo! Por isso é que, sem que eles saibam, eu rezo pela vida deles. E me envergonho, porque essa minha prece é, em síntese, dirigida ao meu bem estar. Ela é, talvez, fruto de meu egoísmo.Por vezes, mergulho em pensamentos sobre alguns deles.Quando viajo e fico diante de lugares maravilhosos, cai-me alguma lágrima por não estarem junto de mim, compartilhando daquele prazer. Se alguma coisa me consome e me envelhece é que a roda furiosa da vida não me permite ter sempre ao meu lado, morando  comigo, andando comigo, falando comigo, vivendo comigo, todos os meus amigos, e, principalmente os que só desconfiam ou talvez nunca vão saber que são meus amigos!
A gente não faz amigos, reconhece-os.

(Vinícius de Moraes)