PARTICIPE DA VIDA DO SEU FILHO!


Estar sempre ao lado dos filhos no período escolar é um fator muito importante, pois o que mais se passa nos jornais são tragédias que acontecem por falta de diálogo entre pais e filhos.
Geralmente os pais por conta do trabalho já matriculas seus filhos bem pequenos tanto em creches particulares como as da rede pública, geralmente os mesmos chegam cansados e não se importam muito em perceber se foi tudo bem ou coisas do tipo.  Mais é ai que mora o erro.
É extremamente importante sempre conversar com seu filho (a) não importa a idade e sempre estar perguntando na hora de buscá-lo da escola como seu filho (a) passou o dia, se comeu se caiu se fez atividades enfim… O ideal é você mostrar o quanto se importa.
Ao chegar em casa é importante conversar e brincar nem que seja por uma hora somente. e isto deve permanecer até seu filho crescer. É importante sempre acompanhar seu desenvolvimento na escola participar de reuniões etc.
familia lendo a biblia 300x225 Participe da Vida Escolar dos Filhos
Quando os filhos são matriculados nas escolas os pais não devem achar que a responsabilidade da educação  seja somente da escola. A família desempenha um papel fundamental na vida escolar dos filhos.
Para se conseguir um grande aproveitamento escolar a família tem que participar e se interessar pela vida escolar dos filhos.
Tanto a família como a escola têm que fazer a sua parte para que o direito de uma educação dequalidade seja alcançado.
Confira abaixo as dicas baseadas na cartilha “Acompanhem a vida escolar dos seus filhos”, publicada pelo MEC – Ministério da Educação (2008):
Sempre que possível, visite a escola de seus filhos;
Fale com os professores e veja como seus filhos estão nos estudos;
No caso de dificuldade na escola, peça orientação aos professores de como ajudá-los em casa;
Fique atento e leia os bilhetes e avisos enviados pela escola e responda sempre que necessário;
Esteja presente nas reuniões da escola e opine;
Ao demonstrar interesse, seus filhos ficarão contentes de ver a admiração que seus pais sentem deles por estudarem;
Faça com que seus filhos vejam que quanto mais estudam, mais oportunidades terão na vida;
Fale com eles sobre a escola, professores e colegas. Se interesse pelo o que eles estão aprendendo;
Mostre para seus filhos como cuidar do material escolar e do uniforme.

REUNIÃO GERAL DE RESPONSÁVEIS



     A COMUNIDADE COMO SEMPRE MUITO PRESENTE!


      NOSSOS PAIS E RESPONSÁVEIS CONSCIENTES DE SUAS RESPONSABILIDADES.


      O REGIMENTO ESCOLAR COMO FORMA DE COMUNICAÇÃO ENTRE ESCOLA E COMUNIDADE.



              APRESENTAÇÃO DE UMA DAS CANDIDATAS AO CEC PELO SEGMENTO RESPONSÁVEL.



        INFELIZMENTE AS FILAS SÃO SEMPRE GRANDES, CONTUDO...



           ...É NECESSÁRIO TER PACIÊNCIA E AGUARDAR A SUA VEZ.
 


          O TEMA DESTA REUNIÃO ERA A NUTRIÇÃO, A ALIMENTAÇÃO ADEQUADA E OS HÁBITOS ALIMENTARES.



          E, OS NOSSOS ALUNOS NÃO FICARAM PARA TRÁS;  APRESENTARAM GRANDES PRODUÇÕES.


       ELES PESQUISARAM OS ALIMENTOS NECESSÁRIOS PARA MANTER O NOSSO CORPO CHEIO DE ENERGIA.



        É SEMPRE BOM COMER ALGO DIFERENTE, MAS  PRECISAMOS SABER A QUANTIDADE CERTA  E OS MOMENTOS CERTOS.



      A PIRÂMIDE ALIMENTAR É UM IMPORTANTE AUXILIAR NA BUSCA POR UMA DIETA SAUDÁVEL.



            SABER O QUE COMER NOS AJUDA A VIVER BEM MELHOR.
       


         CONHECER   O QUE OS ALIMENTOS NOS FORNECEM, É UM GRANDE ESTIMULO PARA QUERER COMER MELHOR.


             SABER O QUE VAMOS COMER NAQUELE DIA,  AUMENTA A EXPECTATIVA DOS ALUNOS PELA HORA DA MERENDA.

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Professora Miriam e o 6º Ano Experimental na E. M. Paulo Renato

Tags: 9ªcre, 6ºanoexperimental.


Na 9ª Coordenadoria Regional de Educação, temos vinte turmas de 6º ano experimental e em reunião promovida pela Gerência de Educação, conheci a professora Miriam da E. M. Paulo Renato.



Professora Miriam Viana


Fui convidada pela professora Paula da GED, que acompanha as turmas de 6º ano experimental da 9ª CRE, para participar da reunião mensal que esta gerência tem com as coordenadoras e professoras regentes dos 6º anos.  Ela me pediu que apresentasse aPlataforma de Aulas Digitais Educopédia e as possíveis adequações do uso das aulas offline. Nesta ocasião, tive o prazer de conhecer a professora Miriam, que ao final da reunião veio conversar comigo e mostrou grande interesse em aprender a preparar o material das aulas para uso offline, já que sua escola, que foi recentemente inaugurada, ainda não conta com conexão de Banda Larga.



Fachada da E. M. Paulo Renato


Visitei a escola no dia 2 de abril para dar continuidade nas orientações sobre o uso da Educopédia offline e encontrei um ambiente muito bonito e com um astral maravilhoso. Fui carinhosamente recebida pela diretora Regina Célia Gabriel Gonçalves e pelacoordenadora Cristiane Avillez Nogueira e em seguida fui à sala da professora Miriam Viana conhecer seus alunos.



Coordenadora Cristiane (esquerda), Profª Miriam (centro) e Diretora Regina Célia ( direita)


Em conversa com a professora Miriam, resolvemos fazer uma entrevista para ser apresentada aqui neste espaço de trocas que falasse um pouco de sua experiência na SME e com a turma do 6º ano experimental.




Segue a fala da professora:

"Cheguei à SME no ano passado, mais precisamente em junho e  recebi uma turma de 4º ano, que no início foi bem difícil, devido à falta de costume com o sistema, com o público- alvo, com a metodologia e com o próprio grupo de trabalho, tendo em vista que sempre trabalhei em rede privada, num regime completamente diferente.

Penso que nosso maior desafio na Rede Municipal é envolver os pais no nosso trabalho, motivar os alunos, fazer com que eles tenham vontade de estudar, querer vencer na vida, atingirem metas, buscarem uma profissão.

Sempre quis ser professora. Desde pequena já brincava com minhas bonecas, fazendo delas meus alunos.

Depois que cresci, continuei a buscar meu objetivo, pois não me vejo fazendo outra coisa senão ensinar, proporcionar às pessoas a oportunidade de aprender e de mudar seu futuro.

Como disse, trabalhei durante 4 anos numa creche e 16 anos em escola particular. Foi um tempo bom de muito aprendizado.

Acho que nossa principal meta, enquanto educadores, é envolver os alunos de forma que eles se sintam atraídos pela escola. Eles precisam desejar estar lá o tempo que for necessário, seja estudando, ajudando no trabalho com outras crianças, desenvolvendo atividades recreativas, esportivas, dança, artes e etc.

Em nossa escola, nosso maior desafio é atrair os pais, é envolvê-los nas tarefas dos seus filhos, é trazê-los mais para perto. É “convencer” os alunos de que é possível sonhar, mudar a atual realidade estudando.




Quanto à Educopédia, tem sido bem legal, embora ainda não esteja usando em sala, tenho incentivado a fazerem uso dela em casa ou na LanHouse. De acordo com o conteúdo ensinado, oriento como eles tem que fazer e no dia seguinte  discutimos o que eles acharam, o que aprenderam, se gostaram e etc. Quem não faz a pesquisa acaba ficando curioso pra saber como é. Há um grupo que já está fazendo uso dessa ferramenta constantemente, isso tem me deixado bem animada. 

Tenho participado dos encontros de capacitação, trocado informações com as colegas das outras turmas de 6º ano, tanto minha coordenadora quanto minha diretora têm me ajudado bastante neste início de trabalho. Faço pesquisa na Internet, busco sites, sugestões de aula e a própria Educopédia como fonte de pesquisa e enriquecimento do meu trabalho.




Nosso cotidiano tem sido bem rico. Fazemos leituras constantemente. Minha turma, particularmente, gosta muito de trabalho de desenhos, de artes; tenho tentado explorar o máximo dessa criatividade para outras áreas, também gostam de teatro e dança (comportamento peculiar da idade).

Minha única ressalva é a falta dos professores de música e Inglês. A turma 1602 (tarde) neste bimestre, ainda  não teve aulas destas disciplinas.

Quanto à mentalidade e estrutura da SME, estou conhecendo agora. Não sei como funcionava antes, portanto não tenho argumentos neste sentido, mas penso que temos que estar abertos às mudanças, se o objetivo for para melhorar, e não mudar só por mudar ou pra fazer diferent. Nossos alunos devem sempre ser o principal alvo, mudar para eles e por eles."

Miriam Viana


Gostaria de deixar registrado aqui a grande admiração que tenho por esta equipe da E. M. Paulo Renato, principalmente por estar, de certa forma, acompanhando o empenho desta equipe para que o trabalho seja realizado da melhor forma possível. Parabéns a todos vocês e contem conosco para o que precisarem.

O DIA DAS MÃES NA E.M. (09.18.094) PAULO RENATO SOUZA

No dia em que Deus criou as mães (e já vinha virando dia e noite há seis dias), um anjo apareceu-lhe e disse:
- Por que esta criação está lhe deixando tão inquieto Senhor?
E o Senhor Deus respondeu-lhe:
- Você já leu as especificações desta encomenda? Ela tem que ser totalmente lavável, mas não pode ser de plástico. Deve ter 180 partes móveis e substituíveis, funcionar à base de café e sobras de comida. Ter um colo macio que sirva de travesseiro para as crianças. Um beijo que tenha o dom de curar qualquer coisa, desde um ferimento até as dores de uma paixão, e ainda ter seis pares de mãos.

O anjo balançou lentamente a cabeça e disse-lhe:
- Seis pares de mãos Senhor? - Parece impossível !?!
Mas o problema não é esse - falou o Senhor Deus - e os três pares de olhos que essa criatura tem que ter?
O anjo, num sobressalto, perguntou-lhe:
- E tem isso no modelo padrão?

O Senhor Deus assentiu:
- Um par de olhos para ver através de portas fechadas, para quando se perguntar o que as crianças estão fazendo lá dentro (embora ela já saiba); outro par na parte posterior da cabeça, para ver o que não deveria, mas precisa saber, e naturalmente os olhos normais, capazes de consolar uma criança em prantos, dizendo-lhe: - "Eu te compreendo e te amo! - sem dizer uma palavra.
E o anjo mais uma vez comenta-lhe:
- Senhor...já é hora de dormir. Amanhã é outro dia.

Mas o Senhor Deus explicou-lhe:
- Não posso, já está quase pronta. Já tenho um modelo que se cura sozinho quando adoece, que consegue alimentar uma família de seis pessoas com meio quilo de carne moída e consegue convencer uma criança de 9 anos a tomar banho...

O anjo rodeou vagarosamente o modelo e falou:
- É muito delicada Senhor!
Mas o Senhor Deus disse entusiasmado:
- Mas é muito resistente! Você não imagina o que esta pessoa pode fazer ou suportar!
O anjo, analisando melhor a criação, observa:
- Há um vazamento ali Senhor...
- Não é um simples vazamento, é uma lágrima! E esta serve para expressar alegrias, tristezas, dores, solidão, orgulho e outros sentimentos.
- Vós sois um gênio, Senhor! - disse o anjo entusiasmado com a criação.
- Mas, disse o Senhor, isso não fui eu que coloquei. Apareceu assim..
   


      NOSSOS PREPARATIVOS FORAM PARA RECEBER  TODA A COMUNIDADE DE BRAÇOS ABERTOS!



       LEMBRANÇAS PRODUZIDAS PELA EDUCAÇÃO INFANTIL!


          DEDICAÇÃO PARA  QUE TUDO ESTIVESSE PRONTO A TEMPO!
   

        O LANCHE FOI PREPARADO COM A CONTRIBUIÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE!
      A COMUNIDADE NOS SURPREENDEU POSITIVAMENTE, POIS TIVEMOS UM NÚMERO DE RESPONSÁVEIS MAIOR DO QUE IMAGINÁVAMOS. 




          UM BATE PAPO SOBRE O TRABALHO DA ESCOLA NUNCA É DEMAIS , NEM INCONVENIENTE!



        OLHOS ATENTOS PARA NÃO PERDER NEM UM MOMENTO!



              ELES PREPARARAM COM MUITO CARINHO ESTA HOMENAGEM!


         NÃO TEVE QUEM NÃO DERRETESSE COM ESSES PEQUENINOS.



   OS MAIORES TAMBÉM NÃO DEIXARAM A DESEJAR E SE PREPARARAM PARA EMOCIONAR A TODOS!




         BELAS HOMENAGENS E LINDOS TRABALHOS...


     ...TUDO PARA PARABENIZAR ÀQUELA QUE NOS TROUXE AQUI,...



         ...AQUELA QUE VIVE NO NOSSO PENSAMENTO.



               O PASSEIO PARA OBSERVAR OS TRABALHOS, TAMBÉM FOI UM PONTO IMPORTANTE DESTE DIA.





      LEMBRANÇAS NÃO FALTARAM, NEM EM OBJETOS...



    ...NEM EM FOTOS!



         O ORGULHO DE SER MÃE!



          O PRESENTE DE SER MÃE!












PARABÉNS POR MAIS UM DIA DAS MÃES!!!

Inacreditável termo que com três letras dizem muito mais do que mil palavras. Não importa a cor da pele, dos cabelos, dos olhos, o encanto destas letras nos remete ao ventre de uma mulher justa ou injusta, mas mãe.
Mãe que briga, que dá carinho, que nunca permite que seus filhos caiam; se caírem, sua mão está sempre estendida para levanta-los.
Mãe que perdoa, mãe que lamenta, mãe que sofre por um filho, que em seu silêncio  dedica sua vida a vidas de outrem sem pensar na sua própria existência.
Mãe que um dia embalou em seu colo, uma ser, que amamentou, que o aqueceu em seu peito que mesmo partido pela dor de ser só, não deixou de alimentar seu filho e de sustentar sua alma de esperança e de dias melhores de vida, até mesmo os desprovidos de alegria.
Pobre mãe!
Mãe, sinônimo de consternação, pois cada filho é um pedaço seu.
Seu amor é perene, mesmo que sua alma transcenda o universo, partindo para outra imaginável dimensão, ela estará sempre presente em nossos devaneios contemplativo: nossos sonhos…

Autora: Soraya M. Marques ( o texto acima fiz em homenagem a minha mãe Lia Mendonça, que há pouco nos deixou para encontrar-se com nosso Deus. Muitas saudades).

"O coelhinho que não era de Páscoa"




O coelhinho que não era de Páscoa
Ruth Rocha


Vivinho era um coelhinho. Branco, redondo, fofinho.
Todos os dias Vivinho ia à escola com seus irmãos.
Aprendia a pular, aprendia a correr...
Aprendia qual a melhor couve para se comer.

Os coelhinhos foram crescendo,

chegou a hora de escolherem uma profissão.

Os irmãos de vivinho já tinham resolvido:
- Eu vou ser coelho de Páscoa como meu pai.
- Eu vou ser coelho de Páscoa, como o meu avô.
- Eu vou ser coelho de Páscoa como meu bisavô.
E todos queriam ser coelhos de Páscoa,

como o trisavô, o tataravô, como todos os avôs.
Só Vivinho não dizia nada.

Os pais perguntavam, os irmãos indagavam:
- E você Vivinho, e você?
- Bom – dizia Vivinho – eu não sei o que quero ser.
Mas sei o que não quero: Ser coelho de Páscoa.

O pai de Vivinho se espantou, a mãe se escandalizou e desmaiou:
- OOOOOHHHHH!!!

Vivinho arranjou uma porção de amigos:
O beija-flor Florindo, Julieta a borboleta, e a abelha Melinda.

- Onde é que já se viu coelho brincar com abelha?
- Os irmãos de Vivinho diziam.
Os pais de Vivinho se aborreciam:
- Um coelho tem que ter uma profissão.
Onde é que nós vamos parar com essa vadiação?

- Não se preocupem – Vivinho dizia

– estou aprendendo uma ótima profissão.
- Só se ele está aprendendo a voar – os pais de Vivinho diziam.
- Só se ele está aprendendo a zumbir – os irmãos de Vivinho caçoavam.

Vivinho sorria e saía, pula, pulando

para se encontrar com seus amigos.
O tempo passou. A Páscoa estava chegando.
Papai e Mamãe Coelho foram comprar os ovos para distribuir.
Mas as fábricas tinham muitas encomendas.

Não tinham mais ovinhos para vender.

Em todo lugar a resposta era a mesma:
- Tudo vendido. Não temos mais nada...
O casal Coelho foi a tudo que foi fabrica da floresta.
Do seu Antão, do seu João, do seu Simão, do seu Veloso, do seu Matoso,
do seu Cardoso, do seu Tônio, do seu Petrônio, seu Sinfrônio.
Mas a resposta era sempre a mesma:
- Tudo vendido seu Coelho, tudo vendido...

Os dois voltaram pra casa desanimados.
- Ora essa. Isso nunca aconteceu...
- Não podemos despontar as crianças...
- Mas nós já fomos a todas as fábricas. Não tem jeito, não...

Os irmãos do coelhinho estavam tristes:
- Nossa primeira distribuição... Ai que tristeza no coração!...

Vivinho vinha chegando com Melinda.
- Por que não fazemos os ovos nós mesmos?
- É que nós não sabemos.

Coelho de Páscoa sabe distribuir ovos. Não sabe fazer!

- Pois eu sei – disse Vivinho- Eu sei.
- Será que ele sabe? – disse o Pai?
- Ele disse que sabe – disseram os irmãos.
- Ele sabe, ele sabe – disse a mãe.
- E como você aprendeu? – perguntaram todos.
- Com meus amigos. Eu não disse que estava aprendendo uma profissão?
Pois eu aprendi a tirar o pólen das flores com Julieta e Florindo.
E Melinda é a maior doceira do mundo. Me ensinou a fazer tudo o que é doce...

A casa da família Coelho virou uma verdadeira fábrica.
Todos ajudavam: Papai Coelho, Mamãe Coelha e os coelhinhos...
e os amiguinhos também:florindo o beija-flor, a borboleta Julieta e

a abelha Melinda, a maior doceira do mundo.
E era Vivinho quem comandava o trabalho.
E quando a Páscoa chegou, estavam todos preparados.
As cestas de ovos estavam prontas.

E os pais de Vivinho estavam contentes.
A mãe de vivinho disse:
- Agora, nosso filho tem uma profissão.
E o pai de Vivinho falou:
- Cada deve seguir a sua vocação...